terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

AS CRIANÇAS E OS PIOLHOS



Piolho: um parasita que pode trazer doenças.
Os piolhos são minúsculos insectos que vivem no cabelo e alimentam-se de sangue. Quando há um grande número de piolhos a 'viver' e multiplicar-se numa pessoa, é denominado por contágio ou Pediculose.
Um piolho não salta nem voa. Ele propaga-se pelo contacto pessoal e pela partilha de objetos como pentes, cachecois, bonés, almofadas ....
O sintoma mais comum é o prurido ou a intensa comichão no couro cabeludo. Existem diferentes sintomas, dependendo do tipo de piolho. A comichão intensa e a irritação do couro cabeludo são os principais sintomas e podem começar semanas ou mesmo meses após o início da propagação dos piolhos.
O piolho morde a pele da cabeça para se alimentar do sangue, mas quando suga expele uma saliva com características alergizantes. Isto causa inflamação e intensas comichões. Ao coçar-se, as fezes dos piolhos entram nas feridas e faz aumentar ainda mais a inflamação e a comichão.
Os piolhos do corpo provocam intensas irritações, principalmente à noite.
São frequentes casos em que pode causar uma infecção cutânea. Nos casos mais graves de contágio de piolhos, pode haver queda do cabelo, e a pele ficará mais escura na pele nas áreas infestadas com piolhos.

Nenhum comentário: