sexta-feira, 19 de junho de 2009

PIOLHOS. COMO TRATAR?

Passar frequentemente o pente fino no mínimo uma vez ao dia. para cabelos crespos ou ondulados, use antes um creme rinse. Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco, evitando assim que os piolhos caiam na roupa e voltem à cabeça. Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.
Retirar todas as lêndeas de acordo com os seguintes passos:
a) Molhar um pedaço de algodão em vinagre (diluído na proporção de 1 por 1);
b) Selecionar 3 ou 4 fios que estejam com lêndeas;
c) Com a ajuda do algodão embebido em vinagre diluído, envolver os fios de cabelo (3 ou 4 no máximo) pressionando-os entre os dedos;
d) Puxar lentamente no sentido da base do cabelo para a ponta e com a outra mão, segurar a base do cabelo para não machucar a cabeça;
e) Trocar sempre que necessário o algodão, desprezando-o em um frasco com vinagre diluído em água para matar as lêndeas.

Nunca usar querosene, neocid ou qualquer outro inseticida, pois são tóxicos ao ser humano.
Ferver os objetos pessoais, tais como: pente, boné, lençol e roupas.
Existem várias formas de tratamento para o piolho capilar. Se você pesquisar na internet ou em livros, ficará surpreso com as inúmeras e variadas formas citadas.
Abaixo umas das formas mais encontradas neste tipo de pesquisa:
• Lave o cabelo com xampu ou loção própria receitada pelo pediatra. Cada um tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula com cuidado. Esses produtos não costumam matar os ovos, só matam os piolhos.
• Misture vinagre morno a um condicionador. quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo. Passe o pente fino e em seguida retire os piolhos, larvas e ovos o melhor possível. Ao eliminá-los, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo, 30 segundos.
• A lavagem, o vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos uma vez por semana.
• Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.
• Limpe bem o pente usado para retirar os piolhos, e deixe-o separado das demais pessoas da casa.
• Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que quando uma criança tiver piolhos, seja afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum bichinho ou ovo em sua cabeça.

Nenhum comentário: